Mediterranean Winner /Porto Winner - 201…
Exposição Canina Internacional - Porto 2015 Um Fim de Semana -...
Ver Mais2 Champions of Portugal in on day
124 th Dog Show Lisbon International RIVERA and DHU New Champions of...
Ver MaisO Montanha
Raça
Guarda de rebanhos na montanha, lutou com linces, ursos e lobos.
- Ar robusto, a par de uma certa elegância
- Grande cabeça e olhos meigos
- Bela pelagem de longos pelos brancos
- Tamanho:70 a 80cm de altura ao garrote o macho, 65 a 72cm a fêmea
- Peso: cerca de 60 a 70kg o macho, 45 a 55kg a femea
- Duração média de vida: 10 a 12 anos
Passeia a sua bela pelagem pela cordilheira pirenaica desde a idade do Bronze! Depois das honras das cortes reais, goza de boa popularidade internacional.
Â
Desde a Idade do Bronze
Â
Através dos séculos
No século XVIII, os Pirenéus atraÃam muita gente que ali ia «a águas». Foi assim que Madame de Maintenon descobriu o patou. Alguns desses cães fizeram então uma notável entrada na corte francesa. Acompanhando La Fayette, o montanha atravessou o Atlântico, mas não conseguiu implantar-se na América. A partir de 1850, a desaparição dos grandes predadores (ursos e lobos) e a grande procura pelos amantes destes cães obrigaram criadores a vender grande parte dos seus exemplares. A tal ponto que, em 1900, a raça parecia de facto ameaçada. Felizmente, alguns incondicionais fundaram clubes que permitiram salvar o patou e garantir a sua reputação, tanto na Europa como nos Estados Unidos. Hoje o cão goza de um justo reconhecimento internacional que chegou até ao Japão, onde parece que faz furor.
Casos
Olivier de Serre, um famoso agrónomo francês, estudou durante algum tempo o comportamento do montanha-dos-pirenéus, vindo a desenvolver uma teoria sobre o talento deste cão. Em 1600, o cientista afirmou que é graças à cor branca das suas pelagens que os carneiros e os cães conseguem «conversar» juntos e viver em boa harmonia..
Â