Mediterranean Winner /Porto Winner - 201…
Exposição Canina Internacional - Porto 2015 Um Fim de Semana -...
Ver Mais2 Champions of Portugal in on day
124 th Dog Show Lisbon International RIVERA and DHU New Champions of...
Ver MaisEstalão
STANDARD FCI nº137/02.04.2001/F
Cão de Montanha dos Pirinéus
(Pyrenean MountainDog/Chien de Montagne des Pyrénées)
ORIGEM : France.
DATA DE PUBLICAÇÃO DA ÚLTIMA REVISÃO AO STANDARD : 13.03.2001
CLASSIFICAÇÃO FCI : Grupo 2. Cães do tipo Pinscher e Schnauzer, Molossos, Cães de montanha e Boieiros Suíços.
APARÊNCIA GERAL : Cão de tamanho grande, imponente e fortemente constituído. Faz-se notar pela sua elegância e beleza insuperável combinados com o seu porte de cão gigante e majestoso. Tem um pelo branco ou principalmente branco que pode conter marcas cor de texugo, cinza, ou laranja. Cão inteligente de expressão amável. Exibindo uma extrema elegância de movimentos, a sua coordenação mostra sem margens para dúvidas a finalidade para que foi produzido, o trabalho árduo de guardar os rebanhos em todas as condições climatéricas nas inclinações íngremes das montanhas dos Pirinéus. Falhas: Aspecto pesado, aparência semelhante á de um São Bernardo, Terra Nova ou Leonberger. Cão muito gordo de aspecto molengão, letárgico ou pelo contrário de aparência perigosa.
TEMPERAMENTO : O carácter e o temperamento são da máxima importância. No seu ambiente natural, os Grande Pirinéus são confiáveis, delicados e afectuosos. Sendo o protector do seu rebanho ou família quando necessário, o seu comportamento geral é de uma postura calma, paciente e tolerante. É querido, independente e teimoso, contudo atencioso, destemido e leal ás suas responsabilidades para com os humanos ou animais.
TAMANHO : Machos podem medir entre 70 e 83 cm: Fêmeas entre 65 a 72 cm.
PESO : Machos pesam aproximadamente 60 quilogramas e fêmeas aproximadamente 45 quilogramas.
CABEÇA : Proporcional em relação ao respectivo tamanho. Os lados da cabeça são planos; o crânio é ligeiramente arredondado e a sua parte traseira tem uma forma ogival; protuberância occipital visível; “Stop” pouco acentuado. A largura do crânio na sua parte máxima é visivelmente igual ao seu comprimento. Os lábios superiores cobrem ligeiramente a maxila inferior; o contorno dos lábios é preto. O nariz é também inteiramente preto. Falhas: Cabeça demasiado pesada; formato rectangular; stop pronunciado; pigmentação insuficiente dos lábios; lábios demasiado descaídos. Falhas Eliminatórias: Nariz de outra cor diferente de absolutamente preto.
OLHOS : Olhos pequenos, com uma expressão inteligente e contemplativa, de cor Castanho Âmbar ou Castanho-escuro em forma de amêndoa com contorno preto. A expressão dos olhos deve ser doce e sonhadora. Falhas: Olhos redondos, demasiado claros ou proeminentes; segunda pálpebra visível; expressão maldosa ou selvagem. Falta de pigmentação em torno dos olhos.
ORELHAS : Colocadas ao nível dos olhos; pequenas; de forma triangular e arredondadas nas pontas; caem pendentes junto à cabeça; sobem um pouco quando o cão está alerta. Falhas: As orelhas demasiado compridas, largas, torcidas, dobradas, ou de inserção demasiado alta.
PESCOÇO : Forte e bastante curto. Falhas: Barbela demasiado descaída.
DENTES : A dentição deve ser completa. Os incisivos do maxilar superior cobrem os do maxilar inferior, com mordedura em tesoura. Falhas Eliminatórias: Prognatismo.
OMBROS : Moderadamente oblíquos. Largos e musculados.
CORPO : Imponente. Caixa torácica ligeiramente arredondada, peito largo e profundo. Linha dorsal direita, dorso largo e sustentado (firme). Flancos pouco descidos. Garupa ligeiramente oblíqua. Falhas: Espinha dorsal arqueada, para cima ou para baixo. Posteriores mais altos que os Anteriores.
PERNAS : Os Anteriores são rectos e fortes. Franjas nos membros anteriores e posteriores sendo nestes mais abundantes e duradouras. Os posteriores são largos, magros e moderadamente angulares. Ambos os posteriores têm de ter esporões duplos. Falhas: Posteriores rectos. Pés que giram para dentro ou para fora. Falhas Eliminatórias: Ausência de esporões duplos.
PÉS : Pouco alongados, compactos e com os dedos ligeiramente arqueados. Falhas: Pés demasiado longos e lisos.
CAUDA : Bastante longa, tufada e em forma de pluma. Em repouso apresenta-se baixa, com a ponta preferencialmente em forma de gancho; quando o cão está em movimento a cauda ondula acima da parte traseira formando um círculo. Falhas: Cauda demasiado curto ou comprida; não levanta formando um círculo quando em movimento.
PELO : Longo, liso, flexível e muito abundante. Mais comprido na cauda, nas coxas e no pescoço onde se pode apresentar ligeiramente ondulado. Sub-pêlo espesso e lanoso. Falhas: Pelo curto ou encaracolado. Ausência de sub-pêlo.
COR : Branco com, ou sem manchas cinzentas (ou com pelo de texugo) ou amarelo pálido ou laranja em manchas na cabeça, orelhas e na raiz da cauda. As malhas da coloração do texugo são as mais apreciadas. Alguns cães têm algumas malhas no corpo. Falhas: Cores à excepção daquelas indicadas acima.
MOVIMENTO : Apesar de seu tamanho, o cão de Montanha dos Pirinéus tem um movimento muito livre, nunca parecendo pesado, bem pelo contrário é muito elegante.
FALHAS : qualquer discrepância em relação aos pontos mencionados anteriormente deve ser considerada uma falha e a sua gravidade deve ser avaliada na exacta proporção do seu grau. Nota: Todos os animais masculinos devem ter dois testículos aparentemente normais e descidos inteiramente no escroto.
Apesar de o Montanha dos Pirinéus poder apresentar-se reservado em ringue durante uma exposição canina, qualquer sinal de timidez excessiva, nevosismo ou agressividade são inaceitáveis e considerado uma falha grave.